23 / 07 / 2018

Fortnite nuvem para analisar petabytes de dados do jogo

games

Fortnite nuvem para analisar petabytes de dados do jogo

A Epic Games precisa processar dados de seu principal jogo, dispositivos e micro serviços. Aqui está uma olhada na arquitetura avançada da Fortnite AWS.

O Fortnite processa 92 milhões de eventos por minuto e vê seus dados crescerem 2 petabytes por mês. A cada temporada da Fortnite, a controladora Epic Games ingere mais dados de clientes, servidores e serviços do jogo. 

E quando você tem o jogo mais popular do mundo, precisa de uma arquitetura analítica para corresponder. Chris Dyl, diretor da plataforma da Epic Games, descreveu a arquitetura analítica da empresa e como ela construiu seu sistema na Amazon Web Services.

Dyl, falando no AWS Summit em Nova York, descreveu como a Epic passou a ser all-in na AWS, além de estender o uso por meio de ferramentas de aprendizado de máquina, como o Amazon SageMaker, que possui vários algoritmos para desenvolvedores usarem . Dyl também destacou como a empresa pensa em análises para a Fortnite. Os slides Fortnite de Dyl contam a história.

A Epic é um estudo de caso interessante, pois conta com mais de 125 milhões de usuários do Fortnite, milhões de participantes simultâneos e dados de telemetria usados para análise, rastreamento de KPIs e melhorias no produto. Além disso, o Unreal Engine da Epic é amplamente usado para tudo, desde a criação de jogos até o conteúdo para aplicativos corporativos.

"Nós esticamos a capacidade até os limites", disse Dyl. Ele observou que Fortnite cresceu 100x nos últimos meses. De fato, a Epic viu interrupções quando o Fortnite cresceu e a empresa usou pós-mortem desses incidentes para refinar sua arquitetura.

Um evento recente em Fortnite girou em torno de lançar um foguete gigante no jogo. A empresa convidou 125 milhões de pessoas para participar ao mesmo tempo. Akamai disse que o Fortnite estabeleceu um recorde de tráfego de jogos em sua rede em 12 de julho, com 37 terabytes por segundo entregue em toda a sua plataforma. Veja a cobertura da GameSpot Fortnite.

A arquitetura de análise da Epic tem várias partes móveis e micro serviços, mas, de modo geral, Dyl disse que tudo é armazenado no AWS S3. "É um pipeline em tempo real" que integra tudo, do S3 ao Spark, às pontuações, aos dados de telemetria, ao Tableau e ao SQL.

"Nós usamos os dados para tudo, desde o ARPU até a análise e melhorias do jogo", explicou Dyl.

Existem alguns temas-chave que emergem da arquitetura da Epic:

  • O S3 é usado como um lago de dados para o Epic. Dyl usou o termo data lake durante sua palestra. Enquanto isso, o CTO da AWS, Werner Vogels, observou a mesma coisa. "O S3 começou como armazenamento para a Internet, mas desde o surgimento de análises em uma organização S3 está crescendo dramaticamente", disse Vogels em uma entrevista. "Estamos todos falando sobre conjuntos de dados de petabytes."
  • Arquitetura é crítica. Uma empresa como a Epic - como outras empresas de jogos - fornece boas lições para empresas. Por quê? Um milhão de clientes podem aparecer no lançamento do primeiro dia do produto. O crescimento não é orgânico em muitos casos e pode ser apenas uma grande explosão. Vogels observou que a equipe de arquitetura da AWS se envolve com clientes como a Epic antecipadamente. "Garantimos que tudo seja testado com as melhores práticas desde o primeiro dia e envolvamos os arquitetos de soluções. Também aprendemos onde estão as sensibilidades dos clientes", disse Vogels. Há também algo a ser dito sobre uma arquitetura que pode servir de base para funções de alto nível. "O Analytics pode não ser algo que uma empresa como a Epic pensa desde o primeiro dia", disse ele.
  • MapReduce e ferramentas de código aberto para big data são essenciais. Observe que o Spark está na frente e no centro da arquitetura da Epic.
  • Pense em serviços micro. Dyl disse em sua palestra que a Epic está procurando melhorar o gerenciamento geral de micro serviços, mas o Fortnite é construído em termos de pequenas funções, seja o placar, estatísticas ou as análises usadas para melhorar a experiência e o jogo.


Fonte: zdnet
Tradução: Google

Mais do Blog
Orçamento Online